top of page
ed1-fotor-20230812121622.png

Olá Ser Radiante, bem-vindo!

O meu nome é Cláudia Nóbrega e trabalho como mentora de confiança e comunicação. 

Imagina acordar num mundo onde cada manhã traz uma nova oportunidade de crescer e florescer.

 

Um mundo onde as dúvidas se dissipam como o orvalho da manhã, revelando o teu Eu Radiante e Confiante.

 

A minha missão é ajudar pessoas a florescer na versão mais poderosa e confiante de si mesmas, para criarem a vida com propósito que MERECEM viver!

VALORES

Os valores que movem a minha ação e que estão na a base da minha abordagem profissional, são os seguintes:

  • Autenticidade - expressão confiante da sua singularidade.  

  • Liberdade - explorar diferentes formas de comunicação, adaptando-se a cada situação com flexibilidade e confiança.

  • Contribuição - capacitação para alcançar os objetivos pessoais e profissionais e atuar de forma proativa e significativa nos diversos contextos para que sejam espaços mais autênticos, seguros, compreensivos e colaborativos. 

FORMAÇÃO
  • Licenciatura em ciências da educação 

  • Curso profissional de animador sociocultural

  • Certificação internacional em coaching

  • EFT - Técnicas de Libertação Emocional

  • Inteligência emocional

  • Mindfulness ou atenção plena

  • Psicologia positiva: viver de forma autêntica com mindfulness e vulnerabilidade

  • Team building através da química

  • Eneagrama da personalidade

  • Resolução de conflitos

  • Terapias holísticas: massagem, reflexologia, reiki, cura eletrónica, cura de traumas....

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  • Animadora sociocultural

  • Técnica superior de educação

  • Educadora social

  • Formadora - área da educação, animação sociocultural e desenvolvimento pessoal 

  • Mentora e coach (individual e em grupo)

  • Terapeuta de massagem, reflexologia e reiki

 

Eu era aquela criança discreta e até bastante introvertida que queria passar o mais despercebida possível.

 

O facto de aos 13 anos ter começado a desenvolver acne nódulo-cística no rosto e nas costas que se foi agravando com a passagem dos anos, não ajudou nada. 

Tive muitos momentos em que não queria sair de casa pois olhava ao espelho e tinha vergonha da minha aparência. Considerava-me feia e indigna de ser vista e amada por alguém, inclusive por mim mesma. 

Tentei tratar esta manifestação na pele de diversas formas, recorrendo à medicina convencional e medicinas alternativas, mas em todas essas tentativas não havia um resultado duradouro, havia uma melhoria temporária que, rapidamente, voltava ao ponto de partida. 

O mais curioso era que em todos os exames médicos que fiz não era detetada a causa pois, ao contrário do que seria de esperar, não havia um desequilíbrio hormonal ou qualquer outro que justificasse aquele sintoma que se verificava no lugar mais visível do corpo (para mim e os outros): o rosto. 

Em 2008 surgiu uma grande vontade de começar a aprender mais sobre mim mesma pois comecei a questionar-me acerca do propósito maior da vida e, particularmente, do propósito da minha própria vida, resposta esta que me despertou uma grande motivação de abrir-me à experiência de viver, como até aí não tinha acontecido. 

Isso fez com que eu sentisse uma grande atração pela área do desenvolvimento pessoal e espiritual, lendo centenas de livros, participando em workshops, retiros, cursos, práticas e rituais de diversas crenças espirituais / religiosas tais como o budismo, hinduísmo, catolicismo, umbanda, espiritismo e xamanismo que fui conjugando, criando a minha própria forma de trabalhar, comigo e com os outros.  

Apesar de eu ter obtido várias das respostas que procurava e ter aprendido imenso, o que era inegável é que o meu corpo continuava a comunicar algo comigo, através da aparência da minha pele, que eu não estava a conseguir descodificar. 

Era tão frustrante, por mais coisas que eu fizesse, eu continuava com acne, às vezes mais ligeiro, e outras vezes tão agressivo que minava completamente a minha autoestima e fazia-me querer estar isolada de tudo e todos. 

No entanto, descobri que posso fugir de tudo e todos, menos de mim mesma! 

Existiram vários pontos de viragem neste situação, dos quais destaco dois: 

- O primeiro foi quando encontrei um site norte-americano em que um conjunto de médiuns canalizava mensagens de Mestres Espirituais e respondiam às perguntas que as pessoas das mais diversas partes do mundo enviavam. Expus esta situação e a resposta que recebi foi esta: 

Resposta: Tu estás lidando com desequilíbrios químicos internos no teu corpo físico. O teu estado mental / emocional está te impedindo de reverter esses resultados porque tu estabeleceste uma crença de que “é assim que as coisas são”. Tu és um fragmento de energia da Fonte com todos os poderes e habilidades que a Fonte contém. Tu podes fazer qualquer coisa se aceitares, acreditares, conheceres e usar essas habilidades. Primeiro começa com as tuas lições de vida. Do que duvidas ou temes? Toma consciência dessas crenças e solta-as. Substitui-as por um belo corpo sem conflitos. (04/08/2018)

Na altura não consegui compreender esta mensagem na íntegra, só com o passar do tempo é que isso foi acontecendo ao aperceber-me o quão desconectada estava de mim, em particular, dos meus pensamentos, emoções e do meu corpo. Funcionava de forma automatizada, sem questionar as minhas próprias motivações e ações.  

Ironicamente, queria que o meu corpo se curasse, sem precisar trabalhar os meus pensamentos automáticas acerca de mim mesma e as emoções dolorosas que se manifestavam através de sensações físicas e sintomas que não davam para ignorar.

 

Para ser honesta, não era só a pele, também tinha dores menstruais tão intensas que às vezes achava que ia desmaiar, ansiedade constante e um desânimo geral pela vida.  

Comecei a tomar consciência do meu baixo nível de autoestima e autoconfiança, do quanto reprimia as minhas emoções por achar que elas eram um inimigo a combater, do medo de expressar as minhas opiniões e necessidades porque não confiava nas minhas perceções e porque acreditava que isso afastava os outros de mim e do quanto investia o meu tempo e energia em tudo e mais alguma coisa, menos em mim mesma.  

A consciência, por si só, não traz mudanças, elas só ocorrem quando se utiliza esse conhecimento para fazer escolhas que mudam os hábitos que causam desequilíbrio. 

Ter colocado o orgulho de lado pedido acompanhamento a vários mentores ao longo deste caminho, foi (e continua a ser) uma ajuda valiosa!

- O segundo foi quando, fui a uma clínica de estética fazer uma avaliação gratuita da pele e a terapeuta que me atendeu disse algo que me impactou profundamente:

 

"A tua pele apenas precisa de ser muito mimada, ela precisa sentir-se amada."

 

Algo ficou muito claro para mim nesse dia: EU SOU a minha própria cura!

Isso mudou completamente a minha perceção em relação àquela manifestação tão agressiva na pele: o meu corpo, na sua imensa sabedoria, estava a comunicar o quanto eu precisava aceitar-me, amar-me, cuidar de mim e expressar quem eu era. 

A partir desse dia a minha prioridade tem sido cuidar de mim mesma, amar, aceitar e valorizar-me, dando pequenos passos diários para ter uma relação mais saudável comigo (corpo-mente-alma), com os outros e com a vida... 

Hoje tenho confiança e coragem de fazer coisas que antes era (quase) impensável como...

 

  • Falar abertamente do que penso, sinto e desejo

  • Viajar sozinha

  • Fazer vídeos em direto nas redes sociais sem um guião

  • Dar formação e facilitar sessões em grupo

  • Iniciar conversas e conhecer pessoas novas em qualquer lugar

  • Sair à rua sem maquilhagem (sim, antes eu não o fazia de todo)

  • Trabalhar por conta própria

  • Desafiar-me a fazer coisas novas

  • Criar projetos "fora da caixa"... 

 

Descobri que ser confiante não significa ser perfeito, pois acredito que a verdadeira beleza não está na perfeição, e sim em abraçar as nossas imperfeições e peculiaridades, descobrindo e aceitando a beleza de cada peça do grande puzzle do ser Único que se é!  

Hoje partilho tudo aquilo que tenho aprendido (e continuo a aprender) para trazer equilíbrio à relação dinâmica entre o corpo-mente-emoções-alma num caminho de autoconhecimento, autodescoberta e autocura com as pessoas com quem trabalho, individualmente ou em grupo. 

Quero dizer-te que os desafios pelos quais estás a passar neste momento da tua vida não são para te derrubar, são para que te tornes na versão mais confiante e poderosa de ti mesmo(a). 

 

Se precisas de acompanhamento para te tornares na pessoa confiante que faz os outros perguntarem qual é o segredo da tua confiança, contacta-me.  

Será um gosto percorrer esse caminho de empoderamento contigo.

 

Eu tenho a certeza que tu tens muito mais potencial do que aquele que imaginas! 

Deixa-me contar-te um pouco da minha história... 

bottom of page